domingo, abril 03, 2011

WEBQUESTS - A pesquisa que funciona!

Como professora de Ambiente Informatizado, passei por muitos problemas em relação à hora da pesquisa com os alunos na sala.
Muitos acabavam usando a internet para acessar o Orkut, MSN, Facebook, Twiter, etc. Nada contra estes sites! Muito pelo contrário! Acho que, com uma proposta pedagógica bem fundamentada, ele pode nos auxiliar muito na questão do trabalho de identidade individual e de grupo com nossos alunos.
Mas o que me deixava frustrada era que quando era hora de pesquisar, eles queriam simplesmente jogar ou conversar online!
Quando estava na Faculdade, tive uma disciplina (optativa, acreditem!) de Informática para Educação.
Foi uma das melhores disciplinas cursadas, porque me abriu um leque de opções de como trabalhar com meus alunos, isso em grande parte também por mérito de minha professora, Maria Adelina (Muito obrigada pelo teu ensinamento!).
Lá, tive contato com as WEBQUESTs, forma inovadora de incentivar o meu aluno a pesquisar exatamente o que eu quero, sem dispersar sua atenção para outros atrativos do WWW.
Fiz uma formação com os coordenadores de Ambientes Informatizados da minha cidade no ano passado, e coloco aqui, a apresentação que fiz para a mesma e o link da WebQuest que postei quando era aluna da Graduação.
Espero que seja de grande valia para quem for utilizá-la. E espero comentários sobre as práticas que fizeram e que deram certo, ou não. Até para trocarmos ideias e opiniões.

Um grande abraço a todos!!!!
Profª Letícia



Link da página onde está a WebQuest:
https://sites.google.com/site/webquestegitoantigo/

2 comentários:

  1. Oi Leticia, coisa boa que já estás a mil!! Eu tb gosto das webquest, com um senão: temos que cuidar para que ela não fique uma caixa engessada. A tua, o tema é excelente. Posso sugerir algumas inclusões para pensares? Que tal apresentar o problema de forma mais provocadora? Que tal deixar o processo um pouco mais solto? Notei que além de determinares o site , a busca é completamente dirigida por ti. Com isso, vais ter todos os trabalhos praticamente iguais, sem chance de muita discussão não achas? Sem dúvida, já é uma excelente alternativa que pode ser bem mais inovadora. É só aumentar o grau de abertura e flexibilidade, dividindo a responsabilidade do planejamento com os alunos.
    Vi que ainda falta o post sobre os conceitos referentes a atividade 1. Por isso, lembro que tens até domingo para fazer isso!! Sugiro que juntes o que tua dupla escreveu mais o texto que o grande grupo construiu e deles produza uma bela reflexão. Com ela, vamos te conhecer melhor.
    Um abração
    Bea

    ResponderExcluir
  2. Olá, Letícia

    Passei para saber um pouco mais sobre teu posicionamento diante do que leste e discutimos em aula.
    Analisando nossas propostas e a proposta feita por uma Webquest que semelhanças e diferenças percebes?
    Estamos aguardando a atividade.
    Abra@os

    ResponderExcluir